O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3071-1325

Como cuidar de pais ou avós idosos?

de aleah, 5 de janeiro de 2021

A expectativa de vida das pessoas tem aumentado muito nos últimos tempos. Cada vez mais as famílias devem se preparar para cuidar de pais e avós idosos. Isso porque, cuidar de pessoas idosas nem sempre é fácil, contudo,  existem cuidados que podem tornar a vida deles e da família mais confortável.

A família deve sempre estimular a independência dos idosos, a medida do possível. Quando os pais ou avós precisam de cuidados especiais com a saúde e a alimentação, é importante poder contar com o toda a família para dividir as tarefas e adaptar as suas rotinas às necessidades dos idosos.

A saúde física e emocional deve ser observada com atenção e o trabalho de familiares ou cuidadores deve levar em consideração esses pontos. É necessário ainda ter os devidos cuidados com o acompanhamento diário. Sendo que tais cuidados envolve alimentação, higiene e saúde.

Sendo assim, pensando em ajuda-los no cuidado dos seus familiares idosos, no texto de hoje, vamos dar a vocês algumas dicas de como cuidar de pais e avós idosos da melhor forma possível. Confira!

Casa adaptada

Um dos pontos mais importantes para cuidar de pais e avós idosos é garantir a segurança deles. Para isso, é preciso prestar atenção no ambiente de convivência do idoso. A casa deve ser adaptada com barras de suporte no banheiro, englobando box, sanitário e pia.

As escadas precisam ter corrimões e, se possível, ter um elevador adaptado para o transporte da cadeira de rodas, caso o idosos seja cadeirante ou tenha alguma dificuldade de locomoção. Os tapetes e fios soltos que estiveram pela casa devem ser retirados para evitar possíveis quedas.

Outro fator importante são as rampas, pois elas são importantes para nivelar cômodos e facilitar a passagem pelos degraus. A iluminação da casa também é outro fator importante para evitar possíveis quedas.

Uma dica interessante é instalar interruptores luminosos de acionamento automático, que facilitam muito a vida dos idosos.

Alimentação

Cuidar de pais e avós idosos exige uma atenção especial com a alimentação. Dê preferência a refeições leves e saudáveis, seguindo sempre as orientações médicas. Principalmente, nos casos em que a pessoa idosa tenha restrições por conta de colesterol ou diabetes.

A alimentação é um dos fatores que mais determinantes da na saúde de um idoso. Então, é importante ter um responsável, principalmente, nos casos dos idosos com Alzheimer, que podem se esquecer de sua própria alimentação.

Fazer o acompanhamento das refeições de um idoso requer também a observação na mastigação e no cuidado para evitar possíveis engasgos.

Os idosos têm maior propensão a desidratação. Por isso, é sempre bom oferecer água durante todo o dia. Sempre fique atento a esse quesito importante!

Acompanhamento médico

Por mais que conheçamos bem nossa família, é preciso entender que ninguém entende melhor de Cuidar de pais e avós idosos do que os médicos e especialistas. O que fazemos em casa ou com a ajuda de um cuidador, deve ser feito sob orientação de um especialista.

O responsável pelos cuidados com o idoso deve fazer o acompanhamento médico e tomar nota de todas as recomendações feitas. O principal ponto em casa é ficar atento as medicações, que podem ser em forma de comprimidos, injeções até mesmo por sondas.

Sempre ajude o idoso a se organizar em relação a seus medicamentos. Mostre a ela quais são os remédios que devem ser ingeridos em seus respectivos horários.

Uma dica interessante é registrar em uma agenda a medicação que deve ser tomada, junto com suas especificações. Outro ponto interessante é incentivar o idoso a realizar atividades físicas sempre que possível.

A convivência com a família ou com um grupo de idosos também estimula a saúde mental e emocional, trazendo mais conforto a vida daqueles que já fizeram tanto por nós. Sabendo de todos os esses cuidados, fica mais fácil até para contratar um bom cuidador de idosos.

Higiene

Esse é um fator muito importante quando alguém se dispõe a cuidar de pais e avós idosos. Dentro da questão de adaptação, existe uma opção que pode ajudar muito na hora do banho e da higienização de uma pessoa idosa, que é a cadeira de banho. Isso dará mais independência e privacidade ao idoso.

O responsável deve manter uma regularidade nos horários para que o idoso não se esqueça da sua própria higiene. Mas, se o idoso não tiver mais mobilidade, o responsável ou cuidador deve acompanhar suas idas ao banheiro para evitar possíveis acidentes.

Em alguns casos é recomendado o uso das fraldas geriátricas.

Demonstre gratidão

A velhice por si só traz muitos momento de reflexão e, nessa época da vida, é importante que a família reconheça a importância de uma pessoa idosa. Demonstre gratidão e empatia por eles, lembre-se que em muitos momentos da sua vida, eles cuidaram de vocês. Por isso, você deve muito a eles.

Quanto mais feliz uma pessoa idosa está mais saúde mental ela terá. Por isso, cuidar de pais e avós idosos é um ato de amor e gratidão.

Você conhece alguma outra dica importante sobre cuidados com os idosos para compartilhar conosco? Então, deixa-a nos comentários!