O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3071-1325

Como lidar com alguém que perdeu um ente querido?

de aleah, 6 de janeiro de 2021

Para lidar com alguém que perdeu um ente querido, é importante primeiro saber como funciona o processo de luto. Isso porque compreender melhor essa fase, pode ajudar você a saber como lidar com alguém que perdeu um ente querido.

Vale a pena ressaltar que, quanto mais próximo a pessoa for do falecido, mais intenso e prolongado vai ser o processo de luto. Então, pensando nisso, no texto de hoje decidimos abordar as principais fases do luto e ensiná-lo a como lidar com alguém que perdeu um ente querido. Confira!

Conheça as fases do luto

Ao total, existem cinco fases no processo de luto. Algumas pessoas podem passar por algumas delas de forma mais rápida e prolongada, dependendo da situação em questão.

Veja a seguir como é cada uma dessas fases:

1º – Negação

A primeira fase do luto é a negação. Isso ocorre porque é uma forma que a mente tem para se proteger da dor de perder alguém que se gosta muito. Com isso, o enlutado passa a negar a realidade, evitando o assunto ou até mesmo não aceitando a morte. Em alguns casos, a pessoa acredita que a morte foi um engano e que a pessoa irá aparecer.

2º – Raiva

Esse sintoma ocorre com muita frequência. O enlutado se sente injustiçado e fica com raiva de todo mundo, da família, dos amigos, do médico e até mesmo de Deus. Muitas vezes o enlutado fica com raiva de si mesmo.

3º – Barganha

Essa é conhecida também como fase da negociação, que é quando enlutado passa a fazer promessas a Deus ou a alguma divindade de sua crença. Nessa fase, a pessoa costuma fazer promessas de ser uma pessoa melhor, mais carinhosa, mais gentil e por aí vai, caso essa divindade traga a pessoa falecida de volta.

4º – Depressão

Essa é a fase que a perda começa a se tornar mais real e presente no cotidiano do enlutado. Assim, ele passa a sentir mais tristeza, podendo até se isolar das pessoas mais próximas. O isolamento é pode ser um indicador de depressão e os mais próximos devem ficar atentos para poder ajudar.

5º – Aceitação

A aceitação é a última fase do luto, que é quando o enlutado começa a aceitar de fato sua nova realidade em que a pessoa falecida não fará mais parte de sua vida. Neste momento a pessoa estará pronta para enfrentar a sua perda e seguir a sua vida. Mesmo ainda existindo muitas saudades, ela não será mais tão intensa quanto nas fases anteriores.

***

Enfim, entendendo todas as fases do luto, você saberá como lidar com alguém que perdeu um ente querido ou um amigo próximo. Com isso, será mais fácil oferecer sua ajuda nesse momento tão difícil.

Além disso, compreendendo melhor os sentimentos do enlutado, você também poderá pensar melhor no que dizer em cada momento.

Quando alguém perde um ente querido, o que dizer?

Como todos sabem, a dor de perder alguém não é passageira e a pessoa enlutada passará por um longo processo de recuperação. Nesses momentos, será muito importante ter paciência.

Quando você for lidar com alguém que perdeu um ente querido, não cobre força da pessoa que está sofrendo. Esse é um momento delicado em que a pessoa deve colocar todos esses sentimentos para fora.

No lugar de oferecer frases feitas ou palavras mecânicas, ofereça seu apoio. Coloque-se à disposição da pessoa, dê um abraço sincero, pois isso vale mais que mil palavras.

Demonstrar empatia e sensibilidade ao momento de tristeza da pessoa enlutada é uma forma ajudar no momento de recuperação da pessoa. É importante confortar a pessoa que acabou de perder um amigo ou ente querido, pois isso é um ato de carinho e generosidade.

Cada pessoa passa pelo momento de luto de uma forma diferente e existem muitas formas de ajudar alguém que perdeu um ente querido ou um amigo próximo. Vamos dar algumas dicas para ajudar você a fazer isso. Veja!

Cuidado com os termos

É importante evitar expressões que são usadas no dia a dia e em situações fora do contexto de luto. Tais, como: “como você está?”, “está tudo bem?”, dentre outras. Isso porque, quando se perde alguém, é impossível estar completamente bem. Por isso, evite esse tipo de comentário, apenas esteja presente.

Alguém que perdeu um ente querido não precisão ouvir termos clichês ou frases feitas. Muitas vezes, basta dizer que sente muito pela sua perda e se mostrar presente sempre que possível.

Viver o luto faz parte do processo de quem alguém que perdeu um ente querido, entenda isso!!!

Quando você for consolar alguém que perdeu um ente querido, é importante entender que viver o luto faz parte do processo. Inclusive, é muito necessário que a pessoa possa chegar ao ponto de entender e aceitar a perda para seguir em frente em seu próprio momento.

Portanto, deixe que o enlutado viver o momento de tristeza. A pessoa que perde alguém precisa passar por todas as fases necessárias para superar sua dor. Sendo assim, é importante entender o tempo de cada pessoa. Então, seja sempre compreensivo com alguém que perdeu um ente querido e não force a barra!

Tem alguma outra dica para lidar com alguém que perdeu um ente querido? Se sim, deixe sua dica nos comentários!