O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3230-1959

Músicas de luto, aprendendo a lidar com a morte através das canções

de aleah, 11 de novembro de 2020

Na hora de vivenciar o momento de luto, a música pode ajudar bastante. Isso porque ela pode ser utilizada para homenagear a quem se foi, para superar a tristeza, matar a saudade e ser utilizada até mesmo no momento da despedida da pessoa querida que está partindo.

Uma canção pode ajudar a extravasar os sentimentos e a lidar com a dor de uma maneira mais leve. Ouvindo uma bela música você pode relembrar grandes momentos vividos com aquele que partiu e por para fora qualquer sofrimento, vivenciando assim o processo de luto de forma mais saudável.

Pensando nisso, separamos uma série de dicas de músicas de luto para você aprender a lidar com a morte através das canções. Fique com a gente!

A importância da musica na homenagem fúnebre

O momento de um funeral é sempre muito difícil de lidar, principalmente quando se perde alguém próximo, como pai, mãe e irmão. A homenagem fúnebre pode ser feita, tanto no velório, quanto na cerimônia de sepultamento, ou mesmos anos após o falecimento.

Existem inúmeras formas de se homenagear quem se foi, mas uma forma simples e tocante é, com certeza, com uma bela canção que lembre a pessoa amada.

As homenagens muitas vezes acontecem no Dia de Finados. Os parentes costumam contar histórias de quando a pessoa estava viva e relembra os momentos felizes que passaram junto.

Uma bela música pode tornar o ambiente mais agradável e mais leve. Escolher uma música adequada para a ocasião pode ser uma forma sutil de homenagear a quem se foi.

Músicas nacionais que ajudam a superar o luto

A música sempre é uma boa companhia, tanto nos momentos de felicidade quanto nos momentos de tristeza. Ouvir uma boa música pode ajudar a repensar fatos e relembrar momentos importantes da vida.

No momento de luto, a música pode nos trazer um pouco de acolhimento e conforto. Por isso, fizemos uma lista de músicas que podem lhe ajudar a passar por esse momento tão complicado que é a despedida de alguém que se ama. Confira!

É uma música que fala sobre a morte e a eternidade, através da simbologia de uma viagem de trem. O cantor fala sobre fazer a passagem com alegorias como as trombetas do fim dos dias, que na verdade é uma analogia para o último trem.

É uma música com muitas mensagens fortes sobre a morte. Epitáfio são aquelas frases que ficam nas lápides nas lápides dos túmulos nos cemitérios.

A música trás várias sentenças que poderiam estar em qualquer lápide de cemitério e essas mesmas frases podem nos levar a pensar sobre o curso da vida e como devemos aproveitar cada momento dela. 

Essa música fala sobre perder um pai e o quanto isso pode deixar marcas profundas na pessoa. A música foi comporta pelo jornalista Sérgio Bittencourt em homenagem ao patriarca de sua família.

A canção acabou virando um sucesso na voz do grande cantor brasileiro Nelson Gonçalves e é uma canção que nos faz lembrar a importância de amar a família enquanto a temos.

Essa música ficou muito famosa ao ser tema de uma novela homônima. A novela retratou o que seria a vida após a morte e música caiu como uma luva na trama. A canção fez muito sucesso e é lembrada até hoje por milhares de pessoas do Brasil.

Essa música também foi tema de novela e fez muito sucesso. Escrita por Milton Nascimento, a canção fez uma linda homenagem para aqueles que partem e para aqueles que têm que lidar com a dor da partida.

Essa canção é um clássico da música brasileira, não apenas por ter a voz desse grande interprete, mas também porque fala de saudade e amor.

Na canção tem a frase “Não sei por que você se foi, Quantas saudades eu senti, Quantas saudades eu senti, e aquele adeus não pude dar”, que mostra a história de alguém que morrer e que não foi possível se despedir, assim como acontece em muitos casos.

Músicas internacionais que ajudam a superar o momento de luto

Art of Dying do ex-Beatle George Harrison, fala sobre a única certeza que temos na vida, que é comum a todos, a morte. O cantor foi um homem muito espiritualizado e acabou imprimindo essa sua característica em suas canções, principalmente em sua carreira solo.

A música Art of Dying fala principalmente sobre a importância de lidar com o momento de despida de alguém que amamos de forma saudável.  

A música Tears in heaven do Eric Clapton é uma das mais lindas e famosas canções do artista. Ela foi inspirada em uma tragédia familiar, quando Eric perdeu o seu filho, Conor, de apenas quatro anos em um acidente, em 1991.

Então, o cantor escreveu a canção para homenagear seu filho e acabou imortalizando sua memória através de seus versos que comoveu e comove milhares de pessoas pelo mundo.

***

Gostou do texto de hoje? Então, compartilhe com amigos e familiares! Muito obrigado e até a próxima!

×