O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3230-1959

Sobre o Memorial Vila Alpina


Localizado na Zona Leste de São Paulo, o Crematório Vila Alpina foi inaugurado em 1974 sendo o primeiro crematório do Brasil e de toda América Latina.

Tendo sido batizado oficialmente como Crematório Municipal Doutor Jayme Augusto Lopes, ficou conhecido como Crematório Vila Alpina devido a região onde está situado, que possui o mesmo nome. 

São realizados atualmente no local em média de 20 a 30 cerimônias por dia, visto que a cremação está em forte crescente no Brasil, com família de todo o país buscando esté crematório para realizar a cremação.

Além disso, se consolidou como um dos maiores cremátorios de todo o mundo, com sua área de aproximadamente 140 mil metros quadrados, sendo 134 mil metros de área verde onde pode ser praticado exercícios, visitas, etc.

A necrópole está situado situado crematório é uma das maiores de São Paulo, o Cemitério Vila Alpina está com aproximadamente 220 mil metros quadrados fica atrás somente dos Cemitérios da Vila Formosa e Vila Nova Cachoeirinha.

Tradição das Coroas de Flores

O Memorial Vila Alpina recebe Coroa de Flores de várias empresas de São Paulo e apoia a continuação desta cultura por parte das família que compram e enviam-nas ao Velório.

A entrega de Coroa de Flores é uma característica dos cristãos, arranjos de flores e velas também fazem parte da fé cristã.

Mantenha esta cultura viva e homenageie seu ente querido solicitando a entrega de coroas de flores para o Memorial Vila Alpina.

Estrutura 

Em sua estrutura há um amplo estacionamento. Na entrada principal, os visitantes têm acesso a um portal com diversas informações.

O Crematório conta com uma excelente Sala de Cerimonia, onde é possível prestar uma linda homenagem ao ente querido.

É oferecido uma Câmara Fria para armazenamento de cadáveres, sendo necessário uma conservação dos corpos de no mínimo 24 horas antes de entrar para o forno de cremação.
Existem 3 câmaras frias para conservação de corpos.

No Crematório Vila Alpina encontram-se dois fornos de cremação. Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura. Em média os fornos suportam 750 corpos por mês.

Depois da diária na câmara fria, o corpo, junto com o caixão segue para o forno de cremação. Após o corpo cremado, os ossos são incinerados e a cinzas são armazenadas em uma Câmara (disponível no Crematório Vila Alpina) até os familiares buscares as cinzas do ente.

Portal do Crematório 

Famoso por ser uma central de informações, no Portal do Crematório Vila Alpina encontram-se informações sobre como funciona e quais são os crematórios no Brasil. Além disso você também tem acesso as seguintes informações: quanto custa uma cremação no brasil, acesso a informações sobre outros Crematórios Municipais, localização e notícias sobre legislação.

Curiosidades 

  • Construção

A ideia da construção de um crematório já era discutida há alguns anos na cidade de São Paulo, em seu início os cemitérios de Perus e Vila Nova Cachoeirinha foram os primeiros cogitados a receber o local, até que depois de diversas tentativas, em 1974 foi inaugurado o Crematório Vila Alpina.

  • Famosos Cremados

Desde sua construção, diversas personalidades e importantes famílias, foram cremadas no local, tais como:

  • Antonio Abujamra (Diretor e apresentador)
  • Paulo Autran (Ator)
  • Reali Junior (Jornalista)

Informações sobre a Cremação

  • Preços

No Crematório Vila Alpina, o preço varia de acordo com o tipo de caixão e adornos escolhidos para a realização da Cerimônia de Cremação, sendo que o preço varia de R$ 770 reais chegando até R$ 21 mil.

  • Sala para Cerimônias

O crematório possui uma sala para a realização de cerimônias religiosas e também para que os familiares e amigos façam suas últimas homenagens.

Cada cerimônia possui um tempo de aproximadamente 15 minutos, sendo permitido corais, rezas e música de acordo com a vontade dos familiares.

  • Câmara Fria

Para ocorrer a cremação de um corpo, é necessário que ele permaneça em conservação por no mínimo 24 horas antes de entrar no forno para a cremação.

O Crematório Vila Alpina possui três dessas câmaras frias com capacidade para armazenar até 192 corpos no total.

Itens necessários 

Para que o desejo do falecido de ser realizada a cremação seja colocado em prática, é necessário alguns documentos para a regularização da cremação.

  • Declaração de Vontade

A pessoa interessada deve manifestar essa vontade a seus familiares, por meio de uma declaração de vontade, feita com seu próprio punho, e entregar para algum familiar, além de registrar em cartório a sua vontade.

  • Em Caso de Morte Violenta

Em casos de mortes violentas, a cremação só poderá ser realizada por meio da vontade dos familiares e permissão de uma autoridade judiciária.

  • Cremação sem a Declaração de Vontade

É preciso a autorização de um parente de primeiro grau, e também que não tenha tido nenhuma manifestação em vida do falecido contra a cremação. Além disso é obrigatória a assinatura do atestado de óbito por dois médicos.

Localização (Endereço)

Avenida Francisco Falconi, 437 – Vila Alpina

O local está localizado perto de vias importantes da cidade, como:

  • Av. Salim Farah Maluf
  • Av. Luís Ignácio de Anhaia Mello
  • Av. dos Estados

Podendo também utilizar itinerários de ônibus que saem de regiões como:

  • Centro
  • Tamanduateí 
  • Tatuapé

Horário de Funcionamento

24 horas por dia semanalmente.

Contato (Telefone)

Crematório da Vila Alpina 24 horas: (11) 3071-1325

×