Funerária x plano funerário – aprenda as diferenças

Funerária x plano funerário – aprenda as diferenças

Funerária e planos funerários são termos semelhantes, mas existem diferenças entre eles. Muitas pessoas confundem os dois termos, por que essas duas palavras são parecidas, mas cada uma possui um significado e são responsáveis por coisas específicas, com características e finalidades próprias.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre funerária e plano funerário para que você não confunda mais esses termos. Vamos lá!

O que é funerária?

A funerária muitas vezes é confundida com plano funerário. Mas ela é a empresa que oferece todos os serviços relacionados ao funeral, incluindo, a burocracia exigida no momento da despedida.

A empresa deve fornecer a família um atendimento humanizado, fazendo com o momento seja menos complicado e a família não tenha que pensar em burocracia e nem outras questões administrativas.

Para que serve uma funerária?

Uma funerária serve para oferecer todos os serviços relacionados ao funeral. Ela disponibiliza uma variedade de opções, como a venda de urnas, ornamentações, translado, preparação do corpo, sepultamento e vários outros.

Sendo assim, a principal função da funerária é atender as pessoas que precisam realizar um funeral, incluindo, aquelas que não possuem um plano funerário.

Como funciona uma funerária?  

A funerária realiza todos os serviços de um funeral, que geralmente abrange o momento do falecimento ao sepultamento e auxilia todo o processo. É muito importante possuir um plano funerário, pois, ele garante mais agilidade nos processos e menos custos.

 A morte é sem dúvidas um dos momentos mais tristes da vida. O falecimento de um ente querido nos deixa frágeis, principalmente se for de alguém muito próximo.

É comum ficar abalados quando vemos alguém que amamos morrer e, muitas vezes, isso acontece quando estamos financeiramente despreparados. Por isso, é tão importante ter um plano de funerário.

É importante preparar tanto pelo lado psicológico como do lado financeiro, pois, é comum em muitos lugares fazer proveito dessas fragilidades para abusar dos preços, além de oferecer serviços não muito bons.

O que é um plano funerário?

O plano funerário é um investimento para a família e pode representar benefícios e garantir a tranquilidade no momento tão difícil, que é uma perda familiar.

O plano funerário tem como principal objetivo garantir e assegurar a cobertura dos serviços relacionados ao funeral. Pois, a final, é muito difícil ter cabeça para organizar a despida quando se perde alguém querido.

Para que serve o plano funerário? 

Como já mencionamos, o plano funerário serve para amparar os associados em relação a prestação de serviços relacionados ao funeral. O plano cobre desde a cerimônia até questões burocráticas do funeral.

Assim, o plano funerário deve oferecer a segurança necessária para que a família possa passar pelo momento da despedida de forma menos preocupada  e com toda a assistência necessária.

É importante escolher um bom plano funerário, que ofereça um serviço humanizado e que respeite esse que é um momento tão difícil de lidar. É possível que o plano funerário ofereça terapia pós-óbito para a família, o que ajudará os parentes a seguir em frente. 

Um plano funerário de qualidade pode oferecer ainda vários benefícios, tais como, facilidades com convênios no comércio e serviços em geral, o que possibilita o acesso a ofertas especiais e garantem bons descontos.

Com isso, é possível dizer que o plano funerário representa ainda um planejamento financeiro, que garante uma economia considerável para a família do contratante.

Como funciona um plano funerário?

Ele funciona como um plano de saúde, que pode ser pago em parcelas mensais acessíveis que cabem no bolso e podem beneficiar a família de muitas formas além dos serviços relacionados ao funeral.

O plano funerário pode ser considerado um investimento de segurança para família. Porque proporciona um pouco de tranquilidade quando tiver que ser utilizado.

Quanto custa um funeral para quem não possui plano funerário?

Um funeral para quem não possui um plano pode variar muito. O valor vai depender do lugar escolhido pela família e se o funeral vai ser simples ou mais elaborado.

O valor médio de um enterro no Brasil é de 2 mil reais. Mas, as despesas de um funeral podem ser muito mais elevadas, dependendo do que a família escolher para o momento de despedida.

Na maioria dos funerais é comum ter gastos com ornamentação, urna mortuária, cerimônia do velório, liberação do corpo, entre outros. Isso torna o valor do sepultamento muito alto, podendo ultrapassar os 10 mil reais.

Importância de fazer um plano funerário

A maioria das pessoas não sabem a importância de fazer um plano funerário, por pura falta de conhecimento. Pois eles são grandes aliados nesse que um momento em que as pessoas não estão com cabeça para pensar em burocracias.

Existem vários tipos de planos funerários. Os mais comuns são: plano funeral corporativo, plano funeral familiar e o plano funeral individual.

O plano funeral corporativo é indicado para empresas de pequeno, médio e grande. Ele oferece todo o suporte necessário para funeral, além de proporcionar mais tranquilidade para os colaboradores da empresa durante o período de luto.

O plano funeral familiar é aquele que como o próprio nome já diz, ampara toda a família. Ele pode ser um grande aliado na redução do impacto financeiro no momento tão difícil e de fragilidade emocional.

Existe uma grande variedade de planos funeral familiar, do mais simples até o mais elaborado. Um plano funerário familiar possui parcelas muito baixas e garante à família segurança nos serviços de sepultamento. Mas é muito importante pesquisar qual o plano mais indicado para você e seu orçamento.

Já o plano funerário individual garante a cobertura dos serviços funerários apenas ao segurado. Os planos individuais mais baratos costumam sair em média de 30 reais, que é um valor bem acessível para as pessoas.

Aprendeu as diferenças entre funerária e plano funerário? Interessou-se por fazer algum tipo de plano desse? Conta para gente nos comentários!

Muito obrigado e até a próxima!