O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3071-1325

Mausoléu: conheça os maiores monumentos funerários pelo mundo

de aleah, 19 de janeiro de 2021

Você sabia que um mausoléu normalmente é construído para alguém importante? Saiba agora mesmo o que significa isso e veja exemplos ao redor do mundo!

Que a morte muitas vezes é um tema difícil de tratar, isso todo mundo já sabe. Mas o que, talvez, muitos não saibam é que existem formas diferentes de ver e lidar com a passagem, como a construção de um mausoléu.

Por exemplo, você sabia que alguns monumentos funerários se tornaram parte das sete maravilhas do mundo? Isso mesmo!

Para quem curte história e visitar lugares que transmitem diferentes sensações, precisa conhecer alguns pontos turísticos erguidos para homenagear aqueles que já se foram.

Se você é esse tipo de pessoa ou está apenas com curiosidade sobre o que vem a ser um mausoléu, este post é para você. Descubra o significado disso e conheça os maiores monumentos funerários ao redor do mundo!

O que é um mausoléu?

A palavra “mausoléu” diz respeito a um monumento funerário de grandes dimensões. É um tipo de túmulo construído para abrigar despojos de um ou mais membros de uma mesma família.

Se trata de uma enorme tumba, trabalhada no luxo, que normalmente é feita para alguém de renome. Ou seja, um mausoléu também pode ser definido como uma grande estrutura de criptas, onde são depositadas as tumbas de vários indivíduos após o falecimento.

Esses monumentos podem fazer parte de um complexo maior, como um templo, ou serem construções separadas. Por exemplo, em alguns casos, um mausoléu era onde colocava-se faraós de grande importância. Isso há centenas de anos.

Embora já tenha tido esse conceito de que o monumento funerário é dedicado a pessoas de grande renome, hoje em dia há diversos tipos de mausoléus espalhados ao redor do mundo, até mesmo aqui no Brasil.

Nos cemitérios, por exemplo, há diversos túmulos em formato de mausoléus. E também há outros monumentos construídos aqui em território brasileiro que homenageiam pessoas que fizeram história.

Qual a diferença entre um mausoléu e um jazigo?

Assim como um mausoléu, o termo “jazigo” diz respeito a um monumento funerário para sepultar um ou mais mortos.

Ou seja, é um local onde caixões e urnas de sepultamento são depositados. Os cemitérios, tanto públicos quanto privados, possuem espaços específicos separados para o sepultamento de pessoas.

Um jazigo é uma obra, mais conhecida como túmulo, construída nesses espaços dos cemitérios. Já um mausoléu tem como principal propósito perpetuar a memória de uma ou mais pessoas que faleceram, normalmente conhecidas mundialmente.

Então, suas construções são luxuosas e bastante expansivas em comparação a um jazigo. Vale ressaltar que, baseados nessas construções, alguns jazigos passaram a ter alguma construção em cima, como uma capelinha, então também passaram a ser vistos como mausoléus.

A diferença entre ambas as construções está mais na potencialidade do tamanho, em por que surgiram e como são usadas até os dias atuais.

Como mencionamos, é possível encontrar alguns túmulos denominados de mausoléus, porque, atualmente, estes monumentos ganharam mais espaço no Brasil.

Outra diferença é que os maiores e mais conhecidos mausoléus são vistos como pontos turísticos, uma vez que, além de fazerem parte da história do mundo, são monumentos diferentes e grandiosos de visitar.

Desse modo, as construções em formato de capela em cemitérios tradicionais podem ser vistas como pequenos mausoléus. Isso porque se assemelham aos maiores monumentos funerários mundiais pela estrutura comparativa a igrejas e templos.

Os mais famosos mausoléus e monumentos do mundo

Mausoléu de Halicarnasso

Esta foi uma gigantesca obra monumental, construída para abrigar o túmulo do rei Mausolo, na Turquia. Inclusive, foi deste monumento que o nome “mausoléu” surgiu, derivado de “Mausolo”.

É uma das sete maravilhas do mundo antigo e foi construída pela esposa e irmã do antigo rei provinciano do Império Persa. Arquitetos gregos e os mais talentosos artistas foram encarregados de construir o mausoléu sem nenhuma economia.

O edifício tinha área superior a 1200 metros quadrados e 50 metros de altura. Além disso, era sustentado por 36 colunas e 24 degraus em formato de pirâmide.

Mausoléu Taj Mahal

Este monumento foi construído por Shah Jahan, que tinha como sua esposa favorita Mumtaz Mahal.

Seu amor soberano o levou a construir o edifício que, atualmente, não só é um dos mais conhecidos como também é uma das maiores e mais elegantes construções.

Este mausoléu fica localizado na Índia e foi eleito patrimônio mundial pela Unesco em 1983. Além disso, faz parte das sete maravilhas do mundo moderno desde 2007.

Mausoléu de Mao Tsé-Tung

Este é um conhecido salão e memorial construído para abrigar o corpo embalsamado do presidente Mao Tsé-Tung. Mao foi um presidente muito popular da China.

Este mausoléu foi construído especialmente para obrigá-lo, mas, atualmente, é uma atração muito famosa em Pequim, situada na praça Tiananmen. O corpo do ex-presidente encontra-se em um caixão de cristal e é exibido ao público como parte da atração.

O mausoléu foi construído logo após a morte de Tsé-Tung, que ocorreu em nove de setembro de 1976. A construção foi levantada em 24 de maio de 1977.

Mausoléu Imperial 

Já este monumento não é grandioso como os outros em sua estrutura, mas é bastante conhecido pela sua história. Ele fica localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Brasil.

Seu reconhecimento se dá pelo fato de a construção abrigar os restos mortais do Imperador D. Pedro II, sua esposa, a Imperatriz D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, de sua filha, a Princesa Imperial do Brasil D. Isabel de Bragança, e do Príncipe Imperial, D. Gastão de Orléans. Daí é que vem seu nome “imperial”.

A construção foi inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas em 1939. Ela tem um estilo neogótico e possui pinturas murais que representam a coroação de D. Pedro II.

Mausoléu de Qin Shi Huang

Já este monumento não é grandioso como os outros em sua estrutura, mas é bastante conhecido pela sua história. Ele fica localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Brasil.

Seu reconhecimento se dá pelo fato de a construção abrigar os restos mortais do Imperador D. Pedro II, sua esposa, a Imperatriz D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, de sua filha, a Princesa Imperial do Brasil D. Isabel de Bragança, e do Príncipe Imperial, D. Gastão de Orléans. Daí é que vem seu nome “imperial”.

A construção foi inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas em 1939. Ela tem um estilo neogótico e possui pinturas murais que representam a coroação de D. Pedro II.

Mausoléu de Qin Shi Huang

De tons e semblantes góticos, este mausoléu é conhecido como uma famosa igreja situada em Londres. Ela foi construída no século 10 e reconstruída algumas vezes depois.

Palco de coroações, a ilustre construção é onde foram sepultados vários monarcas ingleses e personagens ilustres, como: Isaac Newton, Charles Darwin, Jane Austen e Charles Dickens, e até William Shakespeare.

Hotel des Invalides

Localizado na França, Paris, este mausoléu teve sua construção realizada em 1670, liderada pelo Rei Luís. Na época, o propósito era de que o monumento abrigasse corpos de militares.

Hoje, ele é um luxuoso palácio e compõe museus ideais. Napoleão Bonaparte é uma das figuras ilustres que está abrigado pelo Hotel.

Obelisco do Ibirapuera

Não podíamos terminar esta lista de outro jeito que não falando de mais um monumento nacional. Este mausoléu foi construído por causa do combate contra o ex-presidente Getúlio Vargas.

Ou seja, seu principal propósito é relembrar a revolução constitucionalista de 1932. Corpos de estudantes que lutaram e 713 ex-combatentes foram abrigados pelo monumento. Inclusive, seu nome se deu justamente porque esses representantes eram conhecidos como “Obelisco do Ibirapuera”.

E aí? Gostou de saber o que é um mausoléu e conhecer os mais famosos monumentos funerários do mundo? Esperamos que sim! Veja mais conteúdos como este aqui no site!