O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3230-1959

Mensagem de pêsames: o que dizer quando alguém perde um ente querido?

de aleah, 15 de março de 2021

Mensagem de pêsames: o que dizer quando alguém perde um ente querido?

A morte é a única certeza que o ser humano carrega. Por mais que ela seja algo natural, ainda é preciso muito preparo para enfrentar que alguém próximo esteja encerrando a jornada terrestre.

Cada pessoa reage de uma forma. Tem quem chore bastante e também aquele que se fecha e prefere despedir de forma silenciosa. Mas uma coisa é fato, após a morte, todos passam por um período de luto e ele merece ser respeitado.

Diante disso, o presente artigo irá aprofundar um pouco mais sobre as fases do luto e ainda trazer algumas mensagens de pêsames que podem ser utilizadas quando alguém perde um ente querido.

O que é o luto?

O luto é muito comentado, mas pouco explicado. Ele pode ser entendido como um período em que o ser humano está recuperando alguma perda grande.

Diferente do que muitos pensam, o seu significado pode ter uma expansão grande. Então, ele não serve apenas para a representação do período após a morte de alguém próximo, mas também para perdas diárias do cotidiano.

Como falado, cada pessoa irá reagir de uma forma diferente, mas o luto chega para todos. Ele pode ter início em momentos diferentes, seja no início da chegada das mensagens de pêsames, até muito tempo depois do ocorrido.

Além disso, ele é composto por algumas fases que possuem a necessidade de serem vividas. Elas podem não seguir uma sequência exata, mas cada indivíduo que sofrer alguma perda, passará por elas.

Quais são as fases do luto?

As fases do luto foi um estudo feito pela psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004). Ela conseguiu, após anos de experiência, separar as situações e sentimentos pós-morte em cinco estágios.

De acordo com a psiquiatra, existem cinco estados mentais que o ser humano passa durante o período de luto. Eles são divididos em: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

É comum que existam algumas variações, mas basicamente a linha segue os nomes citados. Entender o estágio em que a pessoa se encontra, fará com que as ações sejam direcionadas de forma correta.

Entendendo as fases do luto

Entenda as características e padrões de comportamentos que cada estágio apresenta:

  • Negação

Por meio do próprio nome do estágio já é possível entender como será o comportamento. A pessoa que teve a perda utiliza a negação dos fatos como defesa, então é comum que ela não aceite a realidade.

É recorrente também que ela continue vivendo a sua vida “como se nada tivesse acontecido”. Ela volta a trabalhar, estudar e até têm momentos de diversão.

Mas todo esse comportamento é o reflexo de uma fuga da realidade, onde a perda não está sendo aceita. A compreensão dos amigos e familiares é muito importante nesse momento, onde o julgamento deve ser deixado de lado.

  • Raiva

A raiva, de acordo com os estudos, pode acontecer até seis meses após a perda. A pessoa vivencia um período de revolta, onde ela demonstra a todo momento que está inconformada com o fato.

Podem ocorrer momentos de fúria, choro e também existirá grandes chances de um distúrbio do sono, como a insônia. Talvez, nesse momento, as pessoas próximas devam amparar a pessoa e tentar buscar alternativas para que a situação seja amenizada.

É preciso ter muito cuidado, pois até uma mensagem de pêsames, que é para o bem, pode ser vista como algo intimidador. É uma fase difícil, mas necessária.

  • Barganha ou negociação

Esta é uma das fases mais complexas do luto. Isso acontece porque cada pessoa irá criar maneiras e formas de negociação de acordo com as suas vivências e crenças.

A barganha ou negociação, de uma forma geral, é o estágio onde a pessoa ainda não aceitou a perda e então passa a criar algumas situações “fictícias”.

Ela busca métodos e formas para burlar a morte ou reverter o ocorrido. É comum que as religiões sejam bastante procuradas nesse período. A barganha ou negociação só irá terminar quando a realidade começar a aparecer na vida da pessoa.

É uma fase bastante complicada e assim como as outras, ela também merece um apoio enorme de quem estiver próximo.

  • Depressão

Passando o período de fuga da realidade, chega o primeiro estágio que compreende a vida real. A verdade dói, mas ela será a porta de entrada para que a pessoa consiga seguir a vida.

Será um período de início da conscientização sobre tudo o que aconteceu. Então é fato que existam quadros depressivos, onde a tristeza e o cansaço estarão presentes.

Também é possível que as atividades rotineiras sejam afetadas, como o trabalho. A pessoa pensará que nunca mais irá ter alegria e que essas sensações melancólicas serão para sempre.

Cabe então aos familiares e amigos mostrarem que tudo isso é passageiro. Entretanto, é sempre importante ter muita cautela para não invadir nenhum espaço.

  • Aceitação

Por fim, a aceitação. Esse é o estágio da libertação do luto, onde ocorrerá uma reorganização mental. A perda passa a ser aceita e um sentimento de recomeço começa a invadir a mente.

Tudo isso não significa que a dor e a saudade tenha ido embora, mas sim que esses sentimentos começaram a ter um entendimento melhor. Então, a forma de lidar muda e todos os caminhos começam a se ajeitar.

É muito importante frisar que a individualidade do ser humano faz com que essas fases tenham intensidades diferentes. Cada pessoa irá vivenciar o seu luto e somente ela saberá quando ele estiver indo embora.

Quais mensagens de pêsames podem ser ditas quando alguém perde um ente querido?

As mensagens de pêsames são essenciais para demonstrar apoio a quem perde alguém especial. Elas podem ser ditas logo após a perda ou então em outras fases do luto, como já apresentado.

Mesmo que esse gesto seja simples, muitas pessoas não conseguem encontrar a maneira correta de dizer. Pensando nisso, nós separamos algumas mensagens de pêsames que ajudam muito nesses momentos.

Confira a lista e fique preparado para apoiar o seu amigo ou familiar quando ele precisar:

  • Eu lamento muito a sua perda e estou aqui para tudo o que você precisar;
  • Meus pêsames. Eu consigo compreender a sua dor e quero dizer que você pode contar comigo para tudo;
  • Sinto muito pela sua perda;
  • Eu tenho certeza que ele(a) está orgulhoso(a) da pessoa que você se tornou;
  • Tenho certeza que agora ele está em um lugar melhor que o nosso e olhando por todos nós;
  • Deus gosta de ter os bons ao seu lado;
  • Minhas sinceras condolências. A vida é algo inexplicável, mas acredito que o ser superior tem um plano incrível para todos nós. Tenha força e mantenha a fé;
  • A dor é inevitável, mas o adeus pode ser substituído por um até logo. Saiba que ele(a) estará olhando cada passo seu, dando total apoio de onde quer que ela(e) esteja;
  • Meus sentimentos. Eu entendo perfeitamente a sua dor e quero que você saiba que eu estou do seu lado;
  • O ideal agora é focar nos momentos felizes que vocês passaram juntos e deixar apenas as boas lembranças na mente;
  • Eu sinto muito que você esteja passando por esse momento tão difícil.

As mensagens de pêsames apresentadas são apenas uma representação do que pode ser dito. Siga seu coração e a frase ideal para este momento irá surgir.

×