O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3230-1959

Jazigo perpétuo ou temporário: saiba qual opção escolher

de aleah, 21 de janeiro de 2021

Está em busca de um plano funerário e não sabe escolher entre jazigo perpétuo ou temporário? Vamos ajudar você a descobrir o que se adequa às suas necessidades!

Antecipar decisões para quando o momento da morte chegar é pensar no amanhã e cuidar de quem fica. Para isso, muitos consideram comprar um local de sepultamento, mas ficam na dúvida entre jazigo perpétuo ou temporário.

Adquirir um jazigo é evitar questões burocráticas no momento difícil que é perder alguém, principalmente no caso de morte súbita. No entanto, as vantagens vão além disso.

Neste post, vamos explicar o que é e como escolher entre um jazigo perpétuo ou temporário. Veja as vantagens e tome sua decisão!

O que é um jazigo perpétuo

Uma das decisões que podem ser aliviadas para quando o momento de perder um ente querido chegar é o local de sepultamento.

Se entre o jazigo perpétuo ou temporário você optar pelo primeiro, poderá oferecer maior segurança aos familiares nesse momento.

Um jazigo diz respeito a um local onde urnas de sepultamento são colocadas. Eles podem possuir tamanhos mais padronizados ou especiais, de acordo com cada necessidade.

Nesse sentido, o jazigo perpétuo é um local de sepultamento de uso vitalício, como o próprio nome diz. No entanto, ele pertence ao titular e se extingue com sua morte se não for transferido para outra pessoa.

Esse é o tipo de jazigo mais comum de comercialização em cemitérios, uma vez que muitas famílias desejam continuar unidas mesmo após a morte. Lembrando que apenas o titular pode autorizar o uso para outras pessoas.

Ao comprar um jazigo perpétuo, a pessoa recebe um documento de Título de Concessão Perpétua de Uso de Jazigo. Após isso, ela precisará arcar com a manutenção e conservação do local.

O que é um jazigo temporário

Já o jazigo temporário tem o mesmo significado que o perpétuo: trata-se de um local onde as urnas são depositadas. No entanto, ele só permite que o corpo fique sepultado naquele local até certo tempo.

Em geral, esse modelo é disponibilizado por meio de uma concessão que varia entre 3 e 5 anos para permanência da pessoa sepultada.

Ao chegar o período acordado em contrato, a exumação deverá ser feita. Em casos de decomposição completa, os ossos são levados para um ossuário, de modo que outro corpo possa ser sepultado no mesmo local.

Além das taxas pagas pelo jazigo para o sepultamento, o processo de exumação exige uma nova taxa.

Jazigo perpétuo ou temporário: quais as vantagens

Sabemos que é difícil escolher entre jazigo perpétuo ou temporário, mesmo quando você descobre exatamente o que cada um significa. Por isso, separamos, abaixo, as vantagens de cada modelo para você entender melhor.

Vantagens do jazigo perpétuo:

  • uso vitalício para o titular;
  • aquisição de um bem familiar, já que a família também poderá usá-lo;
  • oferece a possibilidade de comprar um jazigo para usar no futuro;
  • maior segurança para quando o momento chegar;
  • evita questões burocráticas, como a espera por uma vaga em cemitério público;
  • disponibilidade de atendimento profissional e assistência funerária;
  • pagamento facilitado com parcelamento;
  • sem maiores gastos (por exemplo, com exumação).

Vantagens do jazigo temporário:

  • economia ao adquirir um local de sepultamento, visto que ele é mais em conta que o perpétuo;
  • maior segurança para quando o momento chegar;
  • não precisar esperar por uma vaga em cemitério público;
  • sem taxa de manutenção.

Como escolher entre jazigo perpétuo ou temporário

Entendeu as vantagens entre jazigo perpétuo ou temporário? Vamos ajudar você a decidir de uma vez qual é ideal para as suas necessidades.

Analise as especificações do que você procura e pense nas seguintes questões:

  • Você é uma pessoa sem muitos parentes próximos? Se sim, o jazigo temporário é ideal para sua necessidade;
  • Você tem família próxima e gostaria de estender a proteção a eles também? O jazigo familiar é o mais indicado;
  • Não tem um investimento muito alto no momento, gostaria de minimizar os custos e não vê necessidade de algo permanente? O jazigo temporário pode valer a pena;
  • Sua intenção é comprar um bem familiar para segurança a longo prazo dos entes queridos? O perpétuo é o mais recomendado nesse caso;
  • Gostaria de ser cremado após algum tempo por causa da sua crença? O jazigo temporário é uma solução.

E por falar em cremação, já considerou essa possibilidade? É uma cerimônia que tem estado em alta no Brasil. Inclusive, o Memorial Vila Alpina realiza, em média, de 20 a 30 cerimônias como essa por dia.

Se você ainda não está familiarizado com esse evento, veja o que é cremação neste post e, caso ainda restem dúvidas, entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!

×