O CREMATÓRIO MUNICIPAL DR. JAYME AUGUSTO LOPES É MONOPÓLIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. ESTE PORTAL É PRIVADO E NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O CREMATÓRIO.
site privado, não possuímos vínculo com o crematório
ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24H (11) 3230-1959

Quais são os principais cemitérios em São Paulo?

de aleah, 21 de dezembro de 2020

A cidade de São Paulo é famosa por vários motivos, dentre eles, estão: a arquitetura, a culinária, o potencial econômico, a pluralidade cultural etc. Entretanto, você sabia que essa megalópole também é conhecida pelos seus cemitérios?

Isso mesmo! Os cemitérios em São Paulo podem ser considerados como uma parte da história da cidade, além de possuírem verdadeiras obras de arte. Sendo assim, no texto de hoje, vamos falar sobre os principais cemitérios em São Paulo. Confira!

O atração pelos cemitérios

Imaginar um cemitério, à primeira vista, pode soar como uma coisa muito estranha. Contudo, esse tipo de turismo funerário acontece no mudo todo, em diversos cemitérios de vários países.

Sendo assim, devido toda a história da cidade, os cemitérios em São Paulo também podem ser considerados atrações turísticas. Isso porque a terra da garoa possui alguns dos mais bonitos e mais bem estruturados cemitérios do nosso país.

O principal motivo pelo qual as pessoas visitam cemitérios é por conta de sua beleza e capricho na decoração dos túmulos. Além da história que eles representam para cada lugar e os túmulos de pessoas famosas.

Em muitas cidades, as visitas aos cemitérios já estão inclusas em seus roteiros turísticos. Nesses passeios, é possível conhecer a identidade da cidade ou do país onde o cemitério ele está localizado.

Na cidade de São Paulo possuímos alguns dos mais belos cemitérios do Brasil, sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

Cemitério da Consolação

Esse talvez seja o cemitério mais conhecido de São Paulo. Localizado no bairro da consolação, esse cemitério chama atenção pela sua imponência e beleza. Ele pode ser considerado um verdadeiro museu a céu aberto, pois muitas personalidades históricas do Brasil estão enterradas nele.

Existem várias ruas e quadras que cortam o território do Cemitério da Consolação. Sendo assim, nessas ruas e quadras, os visitantes podem conferir os túmulos majestosos de personalidades históricas. Um é sempre mais bonito que o outro, alguns, até mesmo parecem verdadeiras obras de arte.

Por conta disso, a prefeitura da cidade organizou uma cartilha onde pode ser encontradas informações sobre as pessoas ali enterradas e as obras de arte que estão no cemitério.

Cemitério Gethsêmani

Dentre os cemitérios mais importantes de São Paulo, com certeza, está o Cemitério Gethsêmani. Localizado no bairro do Morumbi, ele tem como diferencial os enormes jardins com flores, além de contar com um espaço físico muito grande.

Os cemitérios em São Paulo, geralmente são bonitos e organizados, mas esse é muito especial. Isso porque, devido sua extensão, o Cemitério Gethsêmani oferece um passeio longo e agradável. Durante o percurso, é possível conferir os belos jazigos em meio aos lindos jardins com flores.

As estradas são compostas por charmosos tijolos aparentes. Em grande parte do percurso, é possível utilizar wifi, pois o local conta com toda uma estrutura muito bem organizada para receber visitantes.

Além disso, para receber melhor os visitantes, o cemitério possui uma área de refeição onde os turistas podem fazer suas refeições confortavelmente.

Cemitério Parque dos Pinheiros

O projeto paisagístico do Cemitério Parque dos Pinheiros é de Alcindo Dell Agnese, sendo um dos mais belos da cidade. O lugar possui mais de 300 mil metros quadrados e oferece ao visitante um lindo passeio.

O projeto arquitetônico do local segue o modelo de igualdade para os jazigos. Portanto, o atrativo fica mais por conta da sua área verde muito bem cuidada.

O cemitério Parque dos Pinheiros possui uma lanchonete muito bem equipada, além de alamedas pavimentadas, que torna o passeio mais confortável. Tudo foi pensado para transmitir uma imagem de tranquilidade às famílias que visitam o cemitério.

Esse também é dos cemitérios mais importantes de São Paulo, devido toda beleza, estrutura e história presentes no local.

Cemitério Vila Formosa

Muitos são os cemitérios em São Paulo, mas alguns deles se destacam pela imponência e pela beleza. Esse é o caso do Cemitério Vila Formosa, que é o maior da América Latina, possuindo duas áreas, com administrações diferentes.

Esse cemitério possui uma área verde muito extensa composta por mata nativa, com trilhas ecológicas. Por ser afastado do centro da cidade, é possível fazer um passeio tranquilo e agradável.

O Cemitério Vila Formosa conta ainda com um conjunto fantástico de obras de arte. Sendo assim, vale muito a pena conferir todas as atrações que esse cemitério pode proporcionar!

Há muito tempo os cemitérios não são apenas locais de despedida e tristeza. Hoje em dia, eles possuem grandes acervos de obras de arte ao ar livre que servem para atrair turistas e curiosos.

Dessa forma, facilmente, pode-se perceber que os cemitérios em São Paulo são considerados grandes atrativos turísticos da cidade.

Gostou desse texto? Então, você pode gostar também da nossa matéria sobre “Os maiores cemitérios do mundo”.

×